A diretora executiva da Biblioteca Pública do Condado de Huntsville-Madison, Cindy Hewitt, ordenou a realocação em massa de livros LGBTQ, gerando preocupações e polêmicas. Alyx Kim-Yohn, gerente de circulação da biblioteca, foi informado em uma reunião que os livros infantis listados em uma planilha deveriam ser movidos imediatamente para a seção de não ficção adulta1. Aparentemente, a decisão foi baseada em uma lista de títulos contestados do Serviço de Bibliotecas Públicas do Alabama (APLS), que, na verdade, ainda não existe1.
A diretora executiva da biblioteca, Cindy Hewitt, supostamente coordenou com o bibliotecário do sistema para comparar os títulos do catálogo da biblioteca com a lista inexistente do APLS1. Em vez disso, os títulos sinalizados foram compilados com base em palavras-chave ou títulos de assunto2. A realocação dos livros foi pausada após a repercussão e preocupações levantadas2.
Alyx Kim-Yohn descobriu que os livros foram sinalizados para realocação devido às discussões sobre temas LGBTQ+ 3. A lista fornecida por Hewitt continha mais de 200 livros infantis que os funcionários da biblioteca foram instruídos a mover para a seção de não ficção adulta3.