O primeiro-ministro de Andorra, Xavier Espot Zamora, revelou ser gay em uma entrevista à emissora pública do país1. Aos 43 anos, Espot Zamora afirmou que nunca escondeu sua orientação sexual e espera que sua revelação possa ajudar crianças, jovens e adolescentes que enfrentam dificuldades por causa de sua condição ou orientação sexual a perceberem que é possível prosperar e alcançar altos cargos no país1.
Contexto político e social em Andorra
Andorra é um pequeno país conhecido por suas áreas de esqui, localizado entre a Espanha e a França, nos Pireneus1. Espot Zamora é primeiro-ministro desde 2019 e, em 2022, os legisladores do país estenderam os direitos de casamento a casais do mesmo sexo1. Ele se junta a um pequeno grupo de líderes mundiais que são abertamente gays ou lésbicas, como o presidente da Letônia, Edgars Rinkēvičs, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, a primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabić, e o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar1.
Carreira e formação de Xavier Espot Zamora
Xavier Espot Zamora nasceu em 30 de outubro de 1979 em Escaldes-Engordany, Andorra6. Ele possui graduação e mestrado em Direito pela Escola Superior de Administração e Direção de Empresas (ESADE) e também é formado em Humanidades pela Faculdade de Filosofia da Universidade Ramon Llull de Barcelona6. Antes de se tornar primeiro-ministro, Espot Zamora atuou como ministro da Justiça e ministro de Assuntos Sociais no governo de Antoni Martí, entre 25 de julho de 2012 e 28 de fevereiro de 20196.